close

Quando a cosmética se veste de luxo

Os mercados de cosmética, perfumaria e fragrâncias para casa parecem sabê-lo claramente: é necessário desenvolver os produtos e as embalagens como se de uma joia se tratasse.

 

É a via direta para conseguir criar o seu espaço num cenário tão exigente e competitivo, especialmente se a intenção for abordar um mercado Premium ou de luxo. Nesse caso as exigências aumentam, sendo necessário criar novos conceitos, encontrar novas soluções e apostar em design inovador.

 

As tendências atuais inclinam-se para o despertar de sensações e a criação de emoções que ultrapassem o próprio produto. Atingi-lo dependerá tanto do conteúdo como da forma. E é precisamente na forma que se abre o leque de possibilidades.

As tendências de embalagem apelam cada vez mais à sustentabilidade dos materiais, ao cuidado nos detalhes, à versatilidade da cor e a um nível de qualidade ótimo

Aqui as tendências apelam cada vez mais à sustentabilidade dos materiais, ao cuidado nos detalhes, à versatilidade da cor e a um nível de qualidade ótimo, coerente com estes artigos de gama alta. Isto é confirmado pela própria evolução do design das embalagens em que o produto é apresentado.

 

Nesta área, o papel conseguiu consolidar a sua posição de protagonista no desafio da conquista do mercado da cosmética e das fragrâncias, graças à sua capacidade de inovação e por se atrever a quebrar os padrões. A sua versatilidade, associada à qualidade e à resistência, permitiram-lhe posicionar-se nos primeiros lugares dos materiais utilizados no design de embalagens Premium.

O design apelativo e o cuidado nos materiais destas embalagens despertam no consumidor a sensação de que está perante um produto de gama alta

Não é para menos. O design apelativo e o cuidado nos materiais destas embalagens despertam no consumidor a sensação de que está perante um produto de elevado nível, que consegue diferenciar-se dos restantes. É nesse momento que a cosmética se veste de luxo graças à sua embalagem, que se transforma, praticamente, numa forma de arte e num reflexo da personalidade e dos valores do produto.

 

É o caso da embalagem criada para a marca francesa de cosmética Patyka, com um gosto especial pela estética e pela elegância natural. Uma apresentação cuidada até ao mais ínfimo detalhe sustentada no papel Sirio Pearl Ice White da Fedrigoni, que lhe permitiu ganhar o Top Application Award.

A Colezzione Barbiere de Acqua di Parma, com o seu jogo de embalagens produzidas com Sirio Color Arancio; o jogo a preto e branco do papel –Materica Gesso– e o tipo de letra do design de Marie Stella Maris; ou o conjunto de perfumes, vaporizadores e velas da Etro Profumi que apostou na intensidade da cor e na textura do Tintoretto Ceylon, são também uma demonstração clara deste empenho na elegância.

Sem esquecer a prestigiada marca de cosmética KIKO, que continua a escolher a Fedrigoni para muitas das suas embalagens, ou o inovador Robox, uma embalagem criada para Boss Box, recentemente premiada no concurso Fedrigoni Top Award 2019 pela sua criativa forma de combinar os papéis Sirio Pearl e Cocktail e por colocar nas nossas mãos um objeto que, além de conter um produto, nos recorda que aquilo que conseguimos tocar e manipular capta automaticamente os nossos sentidos levando-nos à nossa infância.

prev next