Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
O mundo das técnicas de impressão avança de forma vertiginosa. As possibilidades são cada vez maiores e o mercado abre-se a novas técnicas que procuram melhorar determinados aspetos, entre eles o respeito pelo ambiente. Neste âmbito, a técnica de impressão a cores UV há anos que se encontra entre as mais procuradas por fotógrafos, designers, arquitetos, decoradores e designers de interiores.
O grande leque de possibilidades que oferece para se conseguirem efeitos surpreendentes com a melhor qualidade e definição, inclusive sobre tetos, pavimentos e paredes, elevou a fasquia, incluindo no setor do papel, onde são especialmente recomendadas para papéis sem porosidade. Os exemplos são inúmeros, desde capas de livros a revistas, cartões de visita, trípticos, projetos altamente personalizados, etc.
Mas, como funciona a impressão UV?
A Impressão LED-UV tem por base o mesmo sistema que a impressão offset. A diferença reside no tipo de tintas utilizado e no processo de secagem. As cabeças de impressão das máquinas têm uma fonte de luz ultravioleta na extremidade, que vai secando o jato de tinta UV.
Nesse momento ocorre uma transformação química que solidifica a tinta, que, por sua vez, adere à superfície, não chegando a ser absorvida pelo material de suporte da impressão. Por isso é possível imprimir em qualquer superfície, absorvente ou não, desde plásticos a polipropileno, PVC, vinil, madeira, metal ou cerâmica, além dos mais diversos acabamentos de papel.
A impressão UV permite também fazer “reservas UV”, ou seja, aplicar um verniz sobre o desenho base com o objetivo de realçar determinadas zonas. Através destes efeitos é possível potenciar a criatividade no desenho e alcançar uma impressão com resultados únicos.
As vantagens da impressão UV
Como as tintas solidificam sob a luz ultravioleta, é minimizado o risco de dispersão da tinta e as impressões ganham uma maior resistência. São duas das suas principais vantagens, a qualidade e a resistência. Mas tem muitas mais:
– Tintas eco: estas tintas têm um processo de secagem ecologicamente mais limpo, pois não contêm mercúrio nem chumbo, não emitem COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) nem há evaporação de solventes no meio ambiente e não geram ozono.
– Versatilidade: as tintas para impressão UV podem aplicar-se numa grande variedade de materiais, quer sejam porosos, não porosos, opacos, transparentes ou translúcidos.
– Velocidade de secagem: a sua secagem rápida permite reduzir o tempo de estampagem do processo e, consequentemente, os tempos de produção. Os projetos podem passar diretamente às máquinas de corte, encadernação, etc.
– Qualidade, resistência e durabilidade: os projetos impressos com esta técnica são mais resistentes a arranhões na superfície e as cores são mais duradouras, pois resistem melhor aos raios solares, à água e às variações de temperatura. De facto, é a rapidez da secagem que permite preservar a luminosidade das cores, possibilitando a reprodução com níveis de brilho elevados ou sem acabamentos brilhantes, dependendo do efeito pretendido.
Além disso, esta técnica pode ser utilizada em pequenas tiragens ou para poucas unidades. Tudo isso faz com que esteja, pouco a pouco, a ganhar terreno sobre algumas técnicas convencionais, como a serigrafia ou a sublimação.
Na Fedrigoni temos uma especial predileção por esta técnica, pois combina na perfeição com algumas das nossas gamas, como Constellation Jade, Splendorlux, Ispira ou Sirio Pearl que, por terem um tratamento que cobre totalmente a sua superfície, requerem tintas que adiram à superfície, apesar de estas não serem porosas.
Se esta técnica lhe interessa, podemos ajudar a conhecê-la a fundo e mostrar-lhe os papéis e as gamas ideais para ela. Poderemos fazê-lo através de qualquer das nossas vias de contacto!