Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
Sempre foi considerado um manjar dos deuses. Mas, nos últimos anos, o chocolate posicionou-se como o favorito dos deuses “mais saudáveis”.
Proliferam conteúdos sobre alimentação saudável e equilibrada que o mencionam como sendo uma peça que não deve faltar na nossa despensa, pois possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Embora para isso tenha de conter as percentagens ideais de cacau e uma série de características nutricionais.
As marcas que comercializam produtos à base de cacau, desde bombons a torrões, passando pelas tabletes e pelo chocolate para consumo como bebida, constataram esta tendência e procuram reposicionar-se num mercado Premium incidindo na exclusividade da matéria-prima, nas suas características benéficas para a saúde e, inclusive, na sua produção artesanal e sustentável.
Contudo, essas mesmas marcas sabem que não chega gritar aos quatro ventos que o seu chocolate está entre os melhores. Sabem que têm de conseguir demonstrá-lo com um produto de primeira qualidade no interior, e com uma cuidada e requintada apresentação no exterior.
O mundo do design de embalagem dos chocolates Premium e gourmet está repleto de conotações elegantes e sofisticadas, que conseguem incluir na lista de artigos exclusivos um produto que facilmente poderia ser considerado “de consumo de massa”.
A pureza do branco e do preto, os toques dourados, os acabamentos acetinados falam de luxo, requinte e qualidade.
A embalagem e os materiais escolhidos podem determinar a sorte das marcas e dos produtos. Por isso, nada pode ser deixado ao acaso: as proporções de uma onça, a textura do papel, a dobragem das caixas, a qualidade da impressão… Tudo deve fazer parte de um conjunto harmonioso que transmitirá uma história ao consumidor.
Estas embalagens convidam-nos a descobrir o que está guardado no seu interior, predispondo-nos a uma experiência única graças às sensações visuais, táteis ou olfativas que emergem logo do próprio embrulho.
Créditos:
Studio 5977 para Tre Marie. Impresso em Splendorlux 1 Premium White 250 g e Brossulin XT Bianco 360 g.
Estudio Rosa Lázaro para Pastisseria Callís. Embalagem impressa em Sirio Black e Sirio White, com efeito de ouro polvilhado sobre a superfície.
Maggy Villarroel para Forn Pes de Sa Palla e os seus torrões de chocolate artesanais. Embalagem impressa em offset bicolor sobre Materica Kraft de 250 g.
Design Bridge para Napolitains de Fortnum & Mason. Embalagem impressa em Splendorgel Avorio 140 g, Acquerello Avorio 120 g e Tintoretto Gesso 140 g.