Subscreva a nossa Newsletter para se manter ao corrente das novidades da Fedrigoni e potenciar a sua criatividade com uma dose de inspiração mensal sobre o mundo do papel.
Qualquer amante do papel tem no origami uma paixão e uma fonte de constante aprendizagem. Há nichos de aficcionados, algumas publicações e imensos tutoriais que nos explicam como evoluir, mas nada substitui a transmissão oral do saber.
Quisemos saber onde enriquecer o nosso conhecimento sobre esta arte do papel e descobrimos que em Lisboa, na Fundação Oriente, frequentemente se revisitam os grandes mestres do Origami.
A Fundação, situada à beira rio na Doca de Alcântara, descreve a sua vocação na construção de “vínculos entre as civilizações do Ocidente e do Oriente, que se tornaram indispensáveis para garantir um futuro de paz no século XXI. (…) O seu propósito foi e é o de garantir a actualidade dessa visão extraordinária, que continua a ser posta à prova todos os dias”.
Através de workshops de preços acessíveis e abertos a qualquer um, contextualiza-se a história da técnica e dão-se as bases e os conjuntos de passos de dobragem para construir os modelos. Aqui aprendemos a nomenclatura Blintz, waterbomb, diamante ou somos introduzidos a Akira Yoshizawa, o pai do origami moderno e criador do wet-folding. Apresentam-nos Masahiro Chatani e o seu Origami arquitectónico ou desafiam-nos a dobrarem modelos segundo o gesto inovador daquele que é considerado o grande teórico da “matemática do origami”, Robert J. Lang.
O próximo workshop dedicado ao tema é já no próximo 25 de Junho e durante o Verão pode continuar a especializar-se! Aqui a programação completa.